::: Conceitos Básicos Camiseta

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 8.1.10

Olá..
Neste Tutorial irei passar a vocês os conceitos básicos para confecção de uma camiseta, estes conceitos abordados aqui serão úteis para qualquer peça de roupa que desejarem.

Para iniciar o processo de criação de roupas você deverá ter os seguintes itens em seu computador

Templates:
Encontram-se no site da Second Life segue link para download:
http://static.secondlife.com/templates/CMFF_Template_Set.zip

Programa de edição de imagem:
Pode ser PhotoShop, Gimp, PaintNet ou qualquer outro programa desta área a seu gosto.
___________________________________

Neste Tutorial utilizei o Adobe PhotoShop CS, mais estes fundamentos se aplicam a qualquer versão do PhotoShop

Antes de Iniciarmos existem 3 aspectos a serem observados nos templates:
1 - Linhas
2 - Cores
3 - Números

Cada item destes estão ali para facilitar seu encaixe (frente/costas) pois como poderão observar no decorre deste Tutorial, o encaixe deve ser preciso para obter assim um melhor resultado de seu produto final

Linhas:
Devem ser ligadas para poder assim dar segmento a forma desejada para não fiquem "degraus" entre as junções;

Cores:
Recuso visual para situar a frente com as costas do templates;

Números:
Associados com Linhas e Cores para encaixe.
___________________________________

Iniciando o Tutorial:

Abrindo o Template UPPER:


Após terem feito o download dos templates e terem sido descompactados vamos abrir o template UPPER seguindo a imagem acima.
Dica: Aconselho criarem uma pasta onde colocarão todos seu arquivos de confecção de roupas juntamente com os templates a serem desenvolvidos.

Localizada a pasta onde descompactaram os templates localizem o arquivo CMFF-Master_Template-Upper512.psd.

Sendo:
CMFF-Master: O desenvolvedor do Template
Upper512: Parte Supeior com 512 x 512 pixels (formato sugerido pela Linden Labs)

PSD: Formato PhosoShop Design

Criando uma Nova Camada:


Vamos criar uma NOVA CAMADA a ser inserida em nosso template.
Seria muito interessante vocês entenderem o procedimento de camadas, pois para tudo que fizermos nos Templates usaremos camadas, seja para desenhar ou dar efeitos de luz, sombra ou acabamentos cada processo tera a sua camada específica..


No PS (PhotoShop) as camadas ficam situadas ao lado DIREITO de sua tela, caso não esteja visualizando a caixa de camadas, pressione F7 para aparecer.

Com a caixa de Camadas aparente, vocês notarão que já existe um série de camadas pré-existentes em seu template.

Fazendo uma leitura da última para primeira camada:
Background:
(com um cadeado ao lado direito significa que esta camada esta bloqueada, para desbloquear clique 2 vezes no cadeado, mais isso não será necessário, explicarei futuramente o porque);
Shaded Grid:
Basicamente uma sombra embutida no template;
Length Guide: Uma marcação nos braços do template delimitando uma manga, note que só existe um braço na imagem (direito), ou seja tudo que você fizer neste braço será espelhado no outro, portanto, cuidado com textos ou números inseridos no template, pois no braço esquerdo do avatar ficará invertida a grafia;
Edge Matching Guide: Bordas coloridas do template;
Seam Matching Guide:
Contorno INTERNO do template também em cores;
Seam Labels:
Esta camada sinaliza os números de seu template.

Acima da camada Shaded Grid iremos criar uma nova camada, selecione esta camada esta camada , e no rodapé da caixa de camadas, vocês encontrarão vários ícones conforme imagem abaixo.


Lendo da DIREITA para a ESQUERDA:
1 - Lixeira (excluir camadas indesejáveis)
2 - Criar Nova Camada

3 - Opções de preenchimento de cores

4 - Criar um novo Grupo de Camadas
5 - Adiciona uma mascara em um determinada camada
6 - Efeitos básicos
Com a camada Shaded Grid selecionada iremos Criar Nova Camada clicando no segundo ícone, isso irá inserir uma camada acima desta.

Com a nova camada Criada renomeie ela para algo que você entenda futuramente.

Ex. Camada 1

Desenhando uma Camiseta:

Com o template UPPER aberto na tela, agora vamos localizar a ferramenta CANETA conforme a ilustração acima, para desenhar nossa camiseta, o uso desta ferramenta se dá quando clicamos ponto a ponto e vamos contornando nosso desenho.

Selecione também a cor de sua camiseta usando a palheta de cores representada na imagem acima pela cor PRETA, clique duas vezes e abrirá uma palheta de cores, escolha uma e feche esta janela. No meu caso optei pela cor VERDE.

Para facilitar sua visualização enquanto desenha sua Camiseta na Camada 01, na caixa de camadas procure onde diz OPACIDADE deve estar marcando 100% passe este valor para 50% assim você conseguirá ver a imagem de fundo, e ao término deste desenho volte a 100%.

Dica: Este recurso você poderá usar para fazer roupas com uma certa transparência.

Com a Camada 1 criada e usando a ferramenta de CANETA selecionada, comece a desenhar sobre o template, usando o processo de PONTO a PONTO (clique mova o mouse clique novamente e assim por diante...), criando assim sua camiseta, contorne o desenho do template deixando uma pequena folga entre a imagem e o fundo para melhor encaixe, pois se você fizer muito próximo ao desenho poder haver falhas de preenchimento ao final do processo.

Lembre que seu último ponto deverá ser ligado no seu primeiro para assim fechar um forma por completo, caso contrario sua camiseta não será colorida automaticamente.

Enquando você desenha sua camiseta vá observando as Cores, Linhas e Números, e veja como eles se correspondem na frente e costas do template, tente respeitar estas marcações.

Após feita a forma da frente de sua camiseta, faça as costas e a manga, sempre procurando não invadir áreas que vocês não queiram que apareçam em sua camiseta, como por exemplo se estiver fazendo uma camiseta baby look cuidado para ao fazer a manga não desenhar sobre a parte inferior do tronco.

Criando camadas de Luz e Sombra:

Feita a camiseta é hora de dar volume a ela, para isso teremos que criar mais duas novas camadas seguindo o procedimento padrão para isso.

Acima da
camada 1 criaremos a camada de SOMBRA, vamos imaginar um sol de meio dia dia sobre você, tente visualizar quais as áreas ficarão mais escuras e usando a ferramenta PINCEL daremos o efeito de sombra, para isso você poderá usar dois tipos de pigmentação, ou um tom mais escuro da cor escolhida inicialmente (verde no meu caso) ou trabalhando com a cor preta, este procedimento serve também para a camada LUZ.
Para equalisar esta ferramenta PINCEL de forma que seja satisfatória, você terá que configurar algumas preferências desta ferramenta.

Na parte superior do PS você deve procurar 3 itens a serem reconfigurados:

Pincel: Diâmetro do pincel e a forma dele, sugiro a foram circular e o diâmetro próximo dos 40 pixels a dureza fica a critério do grau de efeito desejado.
Opacidade:
referente a tranparência da carga a ser pintada sugiro de 20 a 50%;
Fluxo: referente a intensidade de tinta sugiro de 20 a 50%.

Finalizando o Template:

Feita a camiseta com suas camadas de sombra e luz, é chegada ahora de preparar o arquivo pra ir ao Second life.

Para isso vamos usar a ferramenta VARINHA MÁGICA para selecionar somente as camadas que criamos.

Mais antes disso, iremos ocultar todas as camadas exeto a camada de nossa camiseta, ou seja, ocultaremos as camadas que já vieram junto com o template mais as camadas LUZ e SOMBRA, para podermos selecionar com a VARINHA MÁGICA somente a camada de nossa camiseta.

Para ocultarmos as camadas basta clicar com o botão da ESQUERDA do MOUSE nos olhos que aparecem a frente de cada camada.

Você verá que aparecerá somente a Camada 1 de sua camiseta, com esta imagem e usando a varinha mágica, clique sobre os elementos de sua camiseta, frente, costas e mangas, caso estas imagens estejam separadas entre si matenha a tecla ALT pressionada e vá clicando em cada elemento, certifique-se que você esta trabalhando na camada correta, caso contrário você não irá conseguir selecionar, pois camada oculta não permite selecionar seus elementos.
Este procedimento é necessário para criar o canal ALFA.

Criando Canal Alfa:

Canal Alfa: Canal responsável por dar transparência aos elementos dentro do ambiente do Second Life, por definição o fundo da imagem que vamos enviar para o jogo, deverá ter a cor PRETA, pois no Canal Alfa esta cor significa tranparência.

Para isso, na caixa de camadas tem uam ABA chamada CANAIS, clique nela, vc devera ver um tela negra, com um pontilhado de seleçao delimitando os elementos de sua camiseta. Caso não esteja selecionada somente a camada onde diz Alfa 1, oculte as outras e deixe somente esta camada visível.


Agora, com a ferramenta de LATA de TINTA, pinte de BRANCO as áreas selecionadas e certifique-se que o fundo esteja negro, observe a combinação no icone da palheta de cores, primeira cor branca e segunda cor preta.

Está acabando...
Agora deixe visível as demais camadas para podermos finalizar este template, não se preocupe pois as camadas originais do template nao deverão aparecer se você criou o canal alfa corretamente, pois como mensionei acima, será o canal Alfa que vai determinar o que é imagem e o que é transparência.

Para isso vá no menu Arquivo e selecione SALVAR COMO
...


Nesta tela selecione o formato de arquivo TGA - Targa com a opção de 32 Bits/pixel, não é necessário compactar (RLE).

Pronto, seu arquivo esta pronto para ser levado ao Second Life, espero que este tutorial tenha ajudado em algo, qualquer dúvida postem aqui.

Sucesso a todos!

Tutoriais mais consultados: