::: Sombras reais no Second Life

Posted by VOITENA Millet | Posted in , , , | Posted on 20.10.10

Olá.. garanto que vocês viram, algumas fotos de avatares no SL, Orkut, Face Book, etc.. onde tinha um efeito de sombra bem realistisco, neste tutorial iremos ver como fazer stas sombras dentro do Second Life, porém, srá preciso que você tenha um boa placa de vídeo para isso, pois iremos reconfigurar o SL para suportar sombras e por consequencia esta reconfiguração irá exigir muito de sua placa de vídeo.


Dica: Para fazer as fotos com sombra, escolha uma pose não animada e algum cenário com poucos avatares, dicas de cenários você encontrará neste blog clicando aqui ou no menu a direita deste blog no item Cenários Fotos (1).

Antes de tudo precisaremos configurar nossa resolução dentro do Second Life para Ultra, faça o seguinte caminho no menu superior:
Eu> Preferências> Vídeo.


Agora será necessário habilitar a opção DESENVOLVER no menu superior, caso não possua este item pressione as teclas Crtl+Alt+Q.


Agora com o item DESENVOLVER ativo em seu menu superior localize a opção RENDERING (renderizar), posicionando o mouse sobre este item, o mesmo abrirá outro sub-item, neste iremos ativar três novas funções no Second Life:

- Framebuffer Objects
- Deferred Rendering

- Global Illumination


Ao ativar o primeiro item do sub-menu Rendering este deve fechar automaticamente, refaça o processo até ativar as 3 opções necessárias, pois a cada item ativado este deixará a opção de ativação do próximo item disponível.


Foto 01 - Apenas com a Configuração de Vídeo na opção ULTRA


Foto 02 - Com a Configuração de Vídeo na opção ULTRA mais as opções Framebuffer Objects
e Deferred Rendering
.



Foto 02 - Com a Configuração de Vídeo na opção ULTRA mais as opções Framebuffer Objects, Deferred Rendering e Global Illumination.

Perceba que utilizando a opção Global Illumination, esta opção deixa sua foto com um tom mais acinzentado, pois esta pegando intereferências do ambiente como um todo, logo torna-se opcional utiliza-la.

Obs.: Você perceberá que os olhos de seu avatar irão sumir, isso é um pequeno defeito do SL 2, que acredito seja corrigido em breve, enquanto isso não acontece, sugiro evitarem fotos de perfil ou fotos frontais, sejam criativos ao tentar "maquiar" este erro.

Erro Corrigido com atualização do dia 25/10/2010 da versão para:
Viewer 2.2 Second Life 2.2.0-212097

Clique no link a baixo e veja os requisitos mínimos e indicados para seu melhor aproveitamento dentro do Jogo Second Life
http://secondlife.com/support/system-requirements/?lang=pt-BR

Após efetuar as fotos com as configurações a cima, retorne-as ao seu padrão, para assim evitar problemas como travamento ou lentidão durante seu jogo.


Espero que este tutorial tenha ajudado vocês.

Sucesso a Todos!




Tutoriais mais consultados: