::: Radio no SL Parte 2 de 3 - Shoutcast

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 10.1.10

Olá..

Dando continúidade em nosso tutorial de rádio on line, vamos baixar e instalar o plugin do SHOUTcast em seu PC.
Este plugin terá a função de transformar seu PC em um servidor de Rádio on Line, ou na linguagem mais técnica, Streaming (fluxo, ou fluxo de mídia em português) é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes, e estes pacotes neste caso serão suas músicas.

Este é o site do Shoutcast
www.shoutcast.com

Como é meio complicado chegar até área de download, fiz um link direto para o download do plugin.
clique aqui e faça o download em seu PC

Início do Tutorial:

Salve este arquivo em seu PC para instalação.

Aceite os termos de contarto de uso em I Agree.

Esta tela esta lhe avisando os componetes que serão instalados clique em Next >.

Serão instalados o Servidor para fazer sua maquina um pondo de link com o DynDNS e o arquivo de configuração do serviço DNAS.

Local onde esta sendo instalado o SHOUTcast, anote este caminho para criar um atalho em sua área de trabalho futuramente.

Clique em Install

Processo de instalação do Plugin.


Tela a ser mostrada no término da instalação com sucesso este arquivo são dados técnicos do plugin e manual.

Criando atalho do Servidor do SHOUTcast em sua área de trabalho.


Ícone do atalho criado em sua área de trabalho, clique nele para configurarmos seu servidor.

Esta é a tela que inicia seu Servidor de Streaming, clique em Edit Config, para podermos configurar Login e Senha em seu Servidor.

Na tela de configurações, basicamente existem somente 3 possibilidades de alteração.
Maxuser=32: Número Máximo de usuários conectados simultâneamente em seu servidor ou no caso em sua Rádio on Line, como no Second Life cada ilha suporta no máximo 100 (cem) avatares, você poderá alterar para o número que desejar, eu manterei o número de 32.

Dica: Se você não possui uma internet com uma velocidade razoável (acima de 3 Mb) não eleve muito o número mantenha no máximo 32 usuários, pois vamos seguir o seguinte raciocínio, as pessoas estarão conectadas em sua máquina para para poder ouvir sua Rádio, então imagina 50 pessoas "penduradas" em sua rádio? isso fará sua conexão perder desempenho sensivelmente.

Password=changeme: Aqui você define uma senha, para conexão de seu server que veremos a aplicação disso no tutorial de instalação do SAM Broadcaster no próximo tutorial.

Dica: Use a senha que você criou na criação do seu DynDNS, assim você terá uma senha única para todo o processo de sua Rádio.

PortBase=8000: Será a porta de uso do seu servidor, para conexão com a internet, não altere.


Salve o arquivo e feche esta janela.

Após fechar a janela anterior , voltaremos a tela o Servidor, este aviso diz que, para as alterações sejam efetuadas na configuração do SHOUTcast, você precisará reiniciar o Servidor, para isso clique no OK e depois vá no menu em Kill Server (matar o servidor, ou numa linguagem menos psicopata, desligar ele).

Após você praticar um pouco de seu instinto assassino clicando em Kill Server, ele lhe avisara que todas as conexões com o Servidor serão fechadas, clique em Sim.

Agora no atalho que foi criada em sua área de trabalho, inicie novamente seu Servidor, no lado superior DIREITO da tela tem o X padrão para finalizar programas no padrão windows, clique nele que esta tela ira ser minimizada, e ícone fica próximo a seu relógio do windows (canto inferior direito)


E pronto, seu servidor esta instaldo e configurado esperando a conexão com sua rádio, isso veremos no próximo tutorial.

Espero ter ajudado e até o próximo tutorial.

Sucesso a todos!

Tutoriais mais consultados: