::: SLCP - SL Clothes Previwer

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 12.1.10

Olá..

Como para cada textura de roupas feitas em seu PC usando os templates sa Second Life, será uma futura roupa, existe este programa para vocês testarem as peças antes de fazerem upload no Second Life, pois cada envio de textura é cobrado L$ 10 (dez lindens) para os testes e assim pupando uma boa quantia de lindens, pois após todos os testes e acertos dos templates vocês enviarão somente o arquivo final, para assim ser tranformado em peça de vestuário no SL.

Link para download do Slcp-win.

Salve o arquivo em sua pasta de roupas do Sl em seu PC.

Descompacte e localize a pasta em seu PC, dentro da pasta devem conter estes arquivos.

Envie o atalho do arquivo executável para sua área de trabalho, clicando com o botão da direita do mouse sobre o ícone "slcp" .

Este será o ícone do slcp (usuários windows vista ou win 7), para usuários do windows xp o icone será outro.

Após clicar no atalho em sua área de trabalho, teremos esta tela.

Entendendo o menu Textures Layers (camadas de textura):


Os Botões:
Head.jpg - Upper.JPG - Lower.JPG e Skirt
Servem para fazer a primeira visualização de seu template, este botão abrirá sua imagem mesmo que estando em TGA com o fundo branco, ou seja sem o Alfa, imagem criada menos a tranparência.

Veja que, usando o primeiro botão do menu Upper, temos nossa camisa porém com o fundo branco, o que não permite ver detalhes como a transparência do tecido.

Usando o mesmo arquivo agora no segundo botão do menu Upper (botão onde não tem informaçao alguma).
Perceba que agora nossa roupa esta com tranparência e também com transparência no tecido, o que foi desenvolvido porpositalmente.

Este princípio serve para todos os Menus.
Head - Usado para skins
Upper - Usado para, camisetas, camisas, jaquetas, etc.
Lower - Usado para, calças, bermudas, shorts, etc.
Skirt - Usado para saias.

Rotacionei o avatar para ver como esta peça de roupa seria nas costas, para isso mantive pressionado sobre o avatar o botão da ESQUERDA do mouse, e movendo ele terei uma visão de 360º, basta manter o mouse pressionado e move-lo sobre o avatar.

Comparando com a imagem anterior, observe que agora o final da camisa não é um corte reto, e sim uma forma abaulada, como normalmente as camisas ficam em nós em nossa vida real, recurso este que deixa as roupas um pouco mais próximos graficamente da realidade.

Para isso veja que usei o segundo botão do menu Lower, esta camisa é feita de duas partes distintas uma que vai até linha da cintura do avatar e outra que segue da cintura abaixo, para melhor acabamendo.

Ou seja, para levarmos esta camisa ao Second Life, teremos que transportar duas texturas, e no menu de aparência do SL (ver Tutorial de Upload de Imagem - Camisa) onde para ter este efeito combinado de 2 texturas, não usaremos a opçao camisa e sim Criar Nova Jaqueta, onde tera opção de 2 texturas, uma para a parte superior e outra inferior.
Botão "Re": Sendo bem sincero até hoje nao descobri para o que serve, pois vc poderão clicar nele e verão que nada acontece, acredito que seja um Bug (falha) do programa que nao deixa ele funcionar, se alguem conseguir uma ação com ele, por favor postem aqui dizendo o que ele faz.

Botão "-" : Serve para você apagar a imagem, mai ao apagar seu fundo ficará branco, assim que você reinserir uma imagem TGA ele voltará ser visto com a peça de roupa e seu fundo transparente.


Menu de Câmera:
Este serve para você visualizar detalhes de sua roupa, pois posicionará em distancias e posições pré-definidas pelo programa, experimentem.

Outros comandos de Mouse com teclado:
Mantendo a tecla SHIFT pressionada e o botão da Esquerda do mouse simultaneamente, você terá um zoom de seu avatar, basta mover o mouse e mater tecla e botão pressionados.

Mantendo a tecla CRTL pressionada e o botão da Esquerda do mouse simultãneamente, você terá um deslocamento de seu avatar, direita esquerda, para cima e para baixo, basta mover o mouse e mater tecla e botão pressionados.

Menu Superior:

Digamos que você pegou uma imagem errada ou colocou na camada errada, para você não precisar fechar o slcp e reabrí-lo, basta clicar em New Scene.

No menu Scene, tem a opção Background Color, onde poderá selecionar a cor de fundo de sua cena.

Este recurso será muito útil no caso de estar desenvolvendo uma peça de roupa em uma determinada cor e o fundo existente esta lhe atrapalhando a visualização, assim você poderá alterar o fundo conforme sua necessidade.

Ainda no menu Scene, tem a opção de selecionar o sexo de seu avatar clicando em Toggle Gender.

E por fim, no menu Scene a opção Toggle Skirt para desenvolvimento de saias.

Este programa muito básico será de grande valia no que diz respeito visualização das suas criações, nele você poderá ver os encaixes, as formas e os detalhes, com a opção de poder aproximar e rotacionar o avatar em todos os ângulose depois de todas as correções efetuadas, daí sim gastará somente os lindens necessários para levar as roupas ao SL, não gastando assim vários L$ 10 com testes.

Espero que este tutorial tenha sido útil.

Sucesso a todos!

Tutoriais mais consultados: