::: QAvimator - Instalando e Entendendo - Parte 1

Posted by VOITENA Millet | Posted in , | Posted on 11.3.10

Olá...

O Software QAvimator é o software utilizado na criação de animações para avatares do metaverso second life, de facil utilização, com uma aparência muito intuitiva, acredito que você não tenha muita dificuldade para utiliza-lo.

Link para Download
http://zi.furhome.net/downloads/qavimator-setup-20100106.exe

Início do Tutorial:

Faça o download do QAvimatro em seu computador em uma pasta de fácil localização.


Após o downloada, localize o arquivo baixado e vamos instalar o QAvimator em seu PC, nesta tela vá em Next >.


Como o QAvimator é um programa Free de Código aberto, nesta tela temos o contrato de uso, clique me I Agree (eu aceito).

Esta tela mostra o caminho onde o QA será instalado, clique em Next >.


Nesta tela , o QA está avisando que irá criar uma pasta do programa no menu Iniciar do Windows, clique em Install.


Processo de instalação sendo executado, aguarde.


Instalação Completa.


Após a instalação, crie um atalho do QAvimator em seu Desk Top.
No DeskTop com o botão da Direita do Mouse, clique me sua tela e vá em NOVO e em seguida no submenu vá em ATALHO para criar um novo em seu Desktop.


Atalho do QAvimator no DeskTop, para executá-lo clique sobre o atalho.


Tela de trabalho dentro do QAvimator, note que temos um avatar na forma feminina, o gênero pode ser mudado conforme a proposta da pose, para mudar o gênero vá ao lado direito da tela na aba Avatar e em Figure: você terá opção Masculino ou Feminino.

Temos também as seguintes funções nesta Aba:
- Animation: (animação) - nome da sua animação
- Size: Medida em Percentagem, determina o tamanho do avatar
- Edit Part: Você pode selecionar o ítem a ser editado, ex. braços, ante braços, pernas, etc... (na frente de certas partes do corpo você encontrará um "l" ou um "r" (left - esquerda / right - direita).
- Rotation (rotação): Como no SL você usara a leitura em 3D, X - Y e Z. como você usaria para editar qualquer objeto (prim no sl).
- Position (posição); Também posicionará o avatar em sua pose nas medidas de 3D, X - Y - Z.
- Sendo X (direita/esquerda) Y (acima/abaixo) Z (para frente/para traz).
- Ease In/Out - Simplificar para dentro ou fora.
- Loop In / Loop Out: Iniciar Repetição / Terminar Repetição: serve para marcar onde inicia e termina sua animação.
- Frame 2 of 30: Quadros 2 de 30 - significa que você terá um total de 30 quadros para desenvolver uma animação e você estará iniciando-a no quadro 2.
FPS (frames por segundo): Tempo da animação, 30 fps darão uma ilusão de suavidade humana nos movimentos, quanto maior os FPS mais lento e menos FPS mais rápido.


Na Aba Props teremos:
A Possibilidade de inserir objetos em nossas poses ou animações, temos 4 opções de objetos que podem ser trabalhados:
Caixa - Esfera - Pirâmide - Toróide.
Abaixo teremos a opção Attach to (anexar onde) segue os mesmos princípios do SL basta escolher na lista onde deseja anexar o objeto no avatar.
Position: Assim como no SL, X - Y e Z pra posicionar o objeto.
Scale:
Assim como no SL, X - Y e Z pra redimensionar o objeto.
Rotation: Assim como no SL, X - Y e Z pra rotacionar o objeto.

No Menu Superior Teremos.
File: Comandos basicos de qualquer programa, com uam diferencial que possue uma opçao de Exportar para o Second Life, o que dará maior compatibilidade com o jogo.

Criem uma pasta em seu PC para guardar suas poses, quando salvar tentem nominá-las com algo que facilite o entendimento desta pose, ex. sentada_pernas_cruzadas

Os outros ítens do menu superior serão apresentados em outros tutoriais a medida que forem sendo necessários.

Baixem o Programa QAvimator, instalem e explorem ele, em breve iremos desenvolver um tutorial de como criar uma Pose Estática e futuramente uma Animação.

Espero que este tutorial possa ter ajudado vocês.

Sucesso a todos!


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