::: Criando uma porta
Posted by VOITENA Millet | Posted in ::: Construção , ::: Scripts | Posted on 14.3.10
Olá...
Neste tutorial iremos criar uma porta que será aberta por colisão ou por toque, ou seja, esta porta abrirá com você clicando ou apenas se aproximando dela.
Use este script ao construir sua casa, em breve iremos desenvolver um tutorial de construção de casas utilizando o mínimo possivel de objetos.
Início do Tutorial:
Crie um objeto (prim) e edite ele para termos um formato de porta.
Na aba Objeto edite para :
Tamanho (metros):
X = 0.200
Y = 3.000
Z = 3.000
Recorte Inicio e Final:
I = 0.055
F = 0.375
Na aba Conteúdo crie um novo script e renomeie para Script Porta.
Copie o Script a baixo e cole dentro deste arquivo.
// Início Script
float delay = 10.0;
float direction = 1.0;
float volume = 0.5;
key open_sound = "cb340647-9680-dd5e-49c0-86edfa01b3ac";
key close_sound = "e7ff1054-003d-d134-66be-207573f2b535";
default {
state_entry() {
state open;
}
}
state closed {
state_entry() {
llTriggerSound(close_sound, volume);
llSetRot(llEuler2Rot(<0,0, direction * PI_BY_TWO>) * llGetRot());
}
touch_start(integer total_number) {
state open;
}
collision_start(integer total_number)
{
state open;
}
timer()
{
llSetTimerEvent(0.0);
}
}
state open {
state_entry() {
llTriggerSound(open_sound, volume);
llSetRot(llEuler2Rot(<0,0, direction * PI_BY_TWO>) * llGetRot());
llSetTimerEvent(delay);
}
on_rez(integer start_param) {
state closed;
}
touch_start(integer total_number) {
state closed;
}
collision_start(integer total_number)
{
}
timer()
{
llSetTimerEvent(0.0);
state closed;
}
}
// Final Script
Após isso feito salve seu script.
Agora salve este textura em seu computador e leve-a para o SL para aplicarmos como teste em nossa porta, lembre que, você poderá trocar a textura da porta conforme sua necessidade esta textura é apenas para teste caso você não possua nenhuma textura em seu avatar.
Lembre que cada imagem trazida o SL lhe custará L$ 10,00 (dez lindens).
Na aba Textura, clicando no quadrado em diz Textura, você poderá encontrar a textura que trouxemos para o SL, na janela que abrir digite Textura Porta, selecione-a e a seguir vá ao botão Selecionar.
Para equalizar sua textura fique atento que você terá várias faces da porta:
Frente, traz, lado direito, lado esquerdo, cima e baixo.
Vamos aos valores destas imagem para melhor apresentaçao da porta.
Ainda na Aba Textura, marque editar textura e clique na face da frente da porta, vamos inserir os seguintes valores onde diz Repetir por Face.
Na face da frente:
Horizontal (U) = 1.000
HorizoVertical (V) = 1.000
Na face de traz de sua porta:
Horizontal (U) = 2.000 (maque o Flip)
HorizoVertical (V) = 1.000
Deslocamento:
Horizontal (U) = 0.500
HorizoVertical (V) = 0.000
Nas demais faces: (laterais superior e inferior)
Remova a textura e aplique uma cor sólida no meu caso usei a cor Preta.
Pronto, temos nossa contruida e pronta para uso, renomeie este objeto para Porta, e deixe com as opções Copiar e Modificar, assim você poderá fazer várias copias desta porta e aplicar conforme suas necessidades, para fazer a porta abrir no outro sentido, basta rotacioná-la na vertical em 180º Graus.
Espero q este tutorial tenha ajudado vocês.