::: QAvimator - Criando uma pose Estática - Parte 2

Posted by VOITENA Millet | Posted in , | Posted on 16.3.10

Olá...

Neste tutorial iremos dar continuidade ao aprendizado do QAvimator, neste veremos como criar uma pose estática, faremos uma pose simples para ter um conhecimento de como editar o QA.

Consulte também o primeiro tutorial desta série, QAvimator - Instalando e Entendendo.

Início do Tutorial:

Abra o QAvimator, por padrão ele deverá apresentar uma imagem como esta, nesta tela iremos editar alguns parâmetros andes de dar início a criação da pose propriamente dita.



No rodapé da tela do QAvimator procure Frame ali deve estar marcando:
Frame 1 of 30 FPS: 30 (Quadro 1 de 30 Quadros Por Segundo: 30).
Vamos alterar este valor para:
Frame 1 of 1 FPS:30 , ou seja vamos deixar somente 1 quadro pois não faremos uma animação, logo não precisaremos de mais quadros, vamos trabalhar apenas com 1 quadro.

Obs.: Caso você tenha dificuldades em trabalhar com apenas 1 quadro, trabalhe com 2 (dois) sempre lembrando também de alterar o Loop In e Loop Out para o quadro final de sua pose, no caso para o quadro 2.

Após editar os Frames, clique em uma determinada parte do corpo para editá-la, siga o exemplo acima, ao clicar em uam parte do corpo ele terá as órbitas desta parte, assim como no SL, como se você fosse rotacionar um objeto (prim), para dar realismo a sua pose seja prudente na movimentação das partes do avatar, faça pequenas alterações e e gire seu avatar usando seu mouse, para isso clique sobre o cenário do avatar e mova seu mouse, ali você terá um giro de 360º tanto na horizontal como na vertical, e poderá também aproximar e afastar o avatar para melhor precisão, usando o Scrol (rodinha) de seu mouse ou a tecla Alt pressionada, experimentem.


Você terá esta imagem ao rotacionar sua câmera, vale a pena explorar bem esta possibilidade para assim achar o melhor ponto ou ângulo para editar as partes de seu avatar.


Ao lado direito da tela de seu avatar após posicionar a câmera, tem tem as opções de Rotation (rotação) com pequenos controles deslizantes para a direita e esquerda, ali você poderá rotacionar, para frente/traz, cima/baixo, direita/esquerda.
Mova-os para posicionar a parte de seu avatar, fiquem atentos ao efeito que vocês desejam do elemento do avatar, este avatar possue no total 20 partes diferenciadas, digamos que você queira dar um feito com o braço, como por exemplo, rotacioná-lo como parecesse estar atirando algo, para isso você precisará editar seu ombro, ao clicar em uma determinada parte de seu avatar, na linha de tempo abaixo dele ficará marcada a parte que esta sendo editada, use este gráfico como referência.


Após o término da criação de sua pose, chegou a hora de salvá-la, para isso no menu superior vá a aba File (arquivo), e localize a opção Export For Second Life (exportar para o Second Life).


Aparecerá este aviso informando o diretório que sua animação será convertida, clique em OK.


Agora volte ao menu File e clique em Save As (salvar como), note que sua animação será salva com a terminação "Pose_teste_blog_01.bvh", sendo BVH (BioVision Hierarchy) o formato aceito pelo SL assim como outros programas de animação.


Com nossa animação salva, vamos leva-la para o SL, para isso no meu Arquivo vá em Upload e depois em Animação (L$ 10,00)...

Deverá abrir esta janela em seu SL, mostrando sua pose, vamos editar alguns parâmetros:
Prioridade: Deixe com o valor 4, isso significa q ela ira se sobre por a qualquer outra animação que você esteja usando,
Loop:
Marque esta opção e deixe os valores Dentro (%) e Fora (%) com 0.000 para ambos.
Posição da Mão: Existem várias possibilidades, escolha uma ou deixe no padrao que a opção Relaxado.
Expressão: Expressão facial escolha uma que tenha haver com sua pose ou deixe em None para nenhuma.
Prever Enquanto: Com 4 opções escolha a que melhor combinar com sua pose.
E em seguida clique no botão Carregar (L$ 10,00) para trazer sua pose.


Agora vamos criar nossa bola para aplicar a pose:
Crie um objeto (prim) na forma de esfera e insira o valor de 0.200 para X - Y e Z na opção tamanho na aba Objeto.


Na aba Conteúdo, crie um novo script copie o script deste blog no tutorial Criando uma Pose Ball
e insira este script, depois localize sua animação em seu inventário e insira esta dentro da aba Conteúdo, não esqueça de editar o script de pose com o nome de sua pose.


Caso sua pose não fique na posição ideal, rotacione sua esfera até posicioná-la corretamente e terá uma Pose Ball desenvolvida inteiramente por você.

Espero que este tutorial tenha ajudado vocês.

Sucesso a Todos !


Tutoriais mais consultados: