::: Jogue Limpo - DENUNCIE! diga NÃO a Pirataria.

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 19.3.10

A LindenLabs - empresa proprietária do SECOND LIFE, anunciou ontem que estará verificando todas as contas e cancelando aquelas que possuirem produtos pirata, ou seja, produtos que foram criados por copybot (produtos que não foram criados pelos verdadeiros criadores).

Infelizmente, esta prática também existe no SL, e várias pessoas, às vezes sem saber, acabam recebendo estes itens pirata e podem correr o risco de perder seus avatares. Alguns jogadores acham que isso se torna uma injustiça, principalmente os novatos, que. por não conhecerem o jogo, acabam ingenuamente, recebendo estes itens. Muitos, também repassam itens, sem saber que são produtos pirata, apenas com a intenção de ajudar aos novos amigos que estão chegando no SL. E, infelizmente, existem também aqueles que repassam os itens, tendo coinsciência de que são piratas, mas que acreditam que não serão punidos.

Assim como na vida real, temos que lembrar que enquanto existirem pessoas que fazem uso (consciente ou inconscientemente) de produtos pirata, esta prática vai continuar a existir.

Devemos ter consciência que todo e qualquer produto criado dentro do SL possui um valor, seja financeiro, ou até mesmo de gasto de tempo e criatividade. Fazer uso de produtos pirata, contribui para a ilegalidade e também causa desrespeito aos verdadeiros criadores, que passam horas debruçados no computador, criando seus produtos. Quanto tempo será que se gasta para criar uma textura de uma simples blusa? Temos que lembra disso!

Infelizmente é quase que humanamente impossível se conhecer e conseguir identificar, só em olhar, se o produto é copiado. Mas podemos tomar algumas precauções:

1. Clique no item, dentro do seu próprio inventario, com o botão DIREITO do mouse e escolha a opção PROPRIEDADES. Imediatamente vai abrir uma janela onde consta o nome do criador, do proprietário e a data de aquisição do produto.

Ao lado do nome do criador, você encontra um botão PERFIL. Clique nele, e irá abrir o perfil do criador. Normamente, os criadores são avatares antigos no SL (claro que existem exceções). Então a primeira coisa a ser checada é a DATA DE NASCIMENTO do criador. Um outro elemento importante PERFIL é a aba SELETOR. Constate se existe, no seletor do perfil do criador, a landmark da loja, onde ele comercializa o item.

2. Alguns itens NUNCA são transfer, principalmente CABELOS, SKINS, AOS. Caso sejam transfer (podem ser comercializados como presentes, por exemplo, não são COPY. Todos os itens piratas são FULL, ou seja, possuem habilitação para serem copiados, transferidos e modificados.

3. Repare na textura dos itens, e veja a qualidade, se possível compare-os com algum semelhante. Se a textura, ou qualidade do produto for de baixa qualidade, a probabilidade de serem piratas é muito grande.

4. Exatamente para evitar a pirataria no SL, muitas lojas, hoje, oferecem produtos FREE ou em promoções (como todos os que indicamos aqui no blog). Sendo assim, optem por pegar estes produtos nas lojas. Desta maneira, você tem a possibilidade de confirmar a aquisição do produto, através do site do SECOND LIFE, no extrato da sua conta, que lista todos os itens adquiridos, mesmo os FREES.

5. Por último, e não menos importante, NUNCA ACEITEM ITENS DE NINGUÉM! Assim evitam receber itens pirata. Optem pelas lojas, como sugerido acima.

Mas como deletá-los?

Ao identificar os itens pirata, cliquem sobre ele com o botão DIREITO do mouse e escolham a opção APAGAR. O item vai para a lixeira (TRASH) do seu inventário (mesmo assim, continua no se inventário). Ao apagar o item, vá a pasta da LIXEIRA (TRASH) e peça para LIMPAR A LIXEIRA, clicando sobre ela com o botão DIREITO do mouse e escolhendo esta opção.


Tutoriais mais consultados: