::: Second Life Viewer 2 - Capitulo 02

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 31.3.10

Olá...

Neste Tutorial iremos conhecer o menu superior do Second Life Viewer 2, e entender como ele funciona.
Confira também o Capítulo 01 configurando o SL 2 antes de efetuar o login.


Nele nós temos os seguintes itens:
Eu - Comunicar - Mundo - Construir - Ajuda


No item EU teremos:
Preferências: Que edita nosso ambiente como vimos no tutorial anterior, clique aqui para conhece-lo.


Meu Painel: Link para sua conta no site da Second Life.


Comprar L$: Link para compra de Linden Dollar, onde você pode inserir o valor desejado, sempre será apresentado a você o valor em dolares US$, será apresentado seu valor atual em L$ o valor desejado para compra e total de seus L$ após a compra.
Lembrando que para efetuar este procedimento é necessário que você tenha cadastrado em sua conta um Cartão de Crédito Internacional.


Meu Perfil: Mostrar seu Perfil ao lado Direito de sua Tela, basicamente todas suas funções que na versão anterior apareciam em caixas flutuantes, agora serão apresentadas nesta coluna da Direita.
Aqui você pode editar o conteúdo de seu perfil assim como dar início a edição de sua aparência, usando os botões no rodapé desta coluna.

Meus Destaques: Lista as ilhas que marcou no seu perfil. bem como adicionar novos destaques e editá-los, poderá também visualizar o mapa do local em que esteja no momento e se teleportar para o destaque selecionado, sempre usando os botões no rodapé de cada coluna, lembrando que estes destaques também serão vistos por terceiros, logo você poderá personalizar a mensagem vista em cada destaque.


Minha Aparência: Edita a forma (shape) de seu avatar como foi abordado nos tutoriais Criando um Shape Masculino e Criando um Shape Feminino.


Meu Inventário: Lista todo seu inventário

Temos também 3 abas com funções distintas:
Na aba arquivo temos a opção de Upload:
Imagem (L$ 10,00)
Som (L$ 10,00)
Animação (L$ 10,00)
Volume (L$ 10,00)

Na aba Crie, temos uma sub categoria que pontua exatamente a peça de roupa que você deseja criar bem como partes fixas de seu avatar.

E na aba Classificar você pode organizar seu inventário de uma forma diferente que o convencional, dando ênfase a suas pastas e não as pastas padrões do SL 2.

Obs: Qualquer item que seja trazido ao ambiente do Second Life deverá ser pago a quantia de 10 (dez) lindens.

No rodapé algumas funções estão repetidas e aglutinadas nos ícones acima para facilitar sua dinâmica.


Meus Gestos: Lista suas Gestures coam suas devidas teclas de atalho, algumas gestures podem ser passiveis de edição e usando o botão Executar você pode selecionar uma em sua lista e executá-la.

Meu Status: Você pode deixar seu avatar no modo Ausente e Ocupado.

E por fim a opção de sair do Second life.


Item Comunicar:


Meus Amigos: Lista seus amigos de forma que você pode classifica-los por status (on line/off line), aparecerá em destaque (verde) na lista de amigos a última pessoa com quem você interagiu via MI.


No menu de rodapé, você pode visualizar o perfil de seus contatos,
- mandar uma mensagem instantânea (MI),
- chamar para um bate papo por voz (chama),
- enviar um arquivo de seu inventário (compartilhar) e
- enviar um teleporte até sua localização.

Bate-papo local: Abre sua janela ce conversas na tela de seu SL.

Pessoas por perto: Lista avatares num raio de 100 metros.

Clicando no rodapé, no ícone engrenagem, você terá 3 posições de ordenação, bem como ver seus ícones (fotos) e bloqueios.


Item Mundo:




Veja o Tutorial Conceitos Básicos para Foto no SL que já foi abordado anteriormente, neste tutorial aprendemos a configurar o ambiente do SL para um melhor aproveitamento de nossas fotos.

Criar Marco neste Lugar: Cria uma land Mark da ilha onde seu avatar se encontra.

Perfil da Região: Teremos informações sobre o terreno em si e propriedades da Região que este se encontra.

Meus Terrenos: Lista terrenos que se encontram no nome de seu Avatar.

Mostrar:
- Vários recursos para ver as setas de controle, (andar, girar, voar, etc.),
- Limites do terreno
- Balizas, mostra objetos com scripts, som e partículas, marcando-os com a cor vermelha.

Teleportar para o Início: Envia seu avatar pra a Land Mark que foi previamente definida como Casa.

Definir como Casa: Define Land Mark atual como casa de seu avatar (definir como casa quer dizer que será sempre uma opção para quando seu avatar logar no SL, ou quando uma ilha na qual você esteja seja reiniciada, você será desconectado da ilha e cairá em sua "Casa").

Obs: Para se ter uma casa no SL é preciso alugar um terreno onde as cobranças de aluguel ocorrem sempre na moeda do jogo Linden Dolars e o período é sempre semanal e/ou múltiplos deste período.

Sol: Configura o período do dia, consulte também o Tutorial configurações de ambiente para Fotos dentro do SL para melhor compreensão deste tópico.


Item Construir:

Inteiramente voltado a construção dentro do SL, este item receberá um tutorial exclusivo em breve, pois este assunto requer maiores informações e maior detalhamento.

Item Ajuda:



Second Life Ajuda: Informações sobre o SL 2 alguns tópicos de auxílio (em inglês).

Reportar Abuso: Envia uma foto da situação com um relatório detalhado do ocorrido, recurso criado para manter a ordem no SL e melhor o convívio social.

Relatar Bug: Encaminhar a Lindens Labs um determinado problema de operacionalidade do SL, torna-se necessário ler as telas apresentadas para saber exatamente como relatar uma Falha (bug) do sistema.

About Second Life: Faz um relatório da configuração de seu PC bem como sua posição atual, e demais créditos dos desenvolvedores da Linden Labs.


Espero que este tutorial possa ter ajudado vocês, em breve estarei desenvolvendo outros tutorias abordando novos tópicos sobre o Second Life Viewer 2.

Sucesso a Todos!


Tutoriais mais consultados: