::: Second Life Viewer 2 - Capitulo 01

Posted by VOITENA Millet | Posted in | Posted on 24.3.10

Olá..

Neste Tutorial iremos conhecer o novo Second Life Viewer 2, que segundo a Linden Labs, este Viewer será aplicado por definitivo dentro de aproximadamente 3 meses (junho 2010), logo, acredito ser necessário ir se familiarizando com o novo ambiente do Second Life, tentarei explicar aqui alguns fundamentos básicos deste viewer, vou dividir em vários tutoriais pois o assunto é bastante extenso.

Note que alguns termos soferam uma alteração nominal, talvez isso seja basicamente amaior dificuldade, no novo SL, mais com um pouco de determinaçao e paciência iremos nos reabituar aos termos agora abordados pela Linden Labs, e você que esta começando agora sua vida no SL, não terá maiores problemas, pois este será seu ambiente definitivo.

No site www.secondlife.com você encontrará em evidencia este símbolo para download do novo ambiente do Second Life, clique nele para ir a página de downloads.


Nesta página você pode fazer o download do programa, existem alguns vídeo tutorias também de como utilizar este cliente. vale a pena conferí-los, mais tentarei passar aqui alguns conceitos bem básicos também, para que não sofram um choque cultural muito grande com a nova interface.


A tela de de abertura do novo SL não alterou, mais antes de logar no jogo, vamos conhecer o que mudou na tela de preferências, para isso digite CRTL P ou vá ao canto superior esquerdo desta tela e clique onde diz EU ali você encontrará a opção Preferências.



Vamos começar conhecendo cada item do menu da esquerda e ver como ele funciona.

Obs: Todas alterações feitas neste itens somente serão reconhecidos após o reinicio do Second Life, lembre-se de fechar e reiniciar o SL para isso.

Público Geral:

Linguagem: Caso você não tenha instalado ele em português aqui esta uma boa chance de alterá-lo, selecione Portugues-Beta;
Logo abaixo você tem as opções de acesso do SL.

Ponto de Partida: faça a seleção de onde quer que seu avatar apareça cada vez que você relogar, recomendo deixar em sua última localização, pois caso seu avatar fique preso em uma determinada ilha, você terá a opção de ir a sua casa, assim seu avatar poderá trocar de ilha sem ter que ficar brigando com teleportes, marque a opção Mostrar ao entrar.

Mostrar Nomes: Determina se seu nome vai ou não aparecer para você no SL pois os nomes de ouros avatares sempre serão visíveis para você.
Marque as opções Mostrar meu Nome, Nomes pequenos (tamanho do texto), Mostrar Cargo (grupo).

Meus Efeitos: Escolha cor que sairá de sua mão ao selecionar qualquer objeto, assim você poderá apontar o que esteja vendo para orientar seus amigos e si próprio.

Entrar no modo ausente em: Determina o tempo que aparecerá a informação Ausente (away) em seu avatar caso ele fique inativo por muito tempo.

Mensagem do modo ocupado: Faça uma frase criativa, para avisar seus amigos e residentes quando você estiver em modo Ocupado (busy).


Vídeo:

Deverá ser configurado conforme a capacidade de sua placa de vídeo.
Se você possuir uma placa de vídeo de até 128 mb de memória dedicada opte pela qualidade medio no máximo.

Se você possuir uma placa de vídeo de até 256 mb de memória dedicada opte pela qualidade Alto no máximo.

Se você possuir uma placa de vídeo de até 512 ou superior mb de memória dedicada opte pela qualidade Ultra.

Obs.: Esta sugestões servem para que seu SL não fique muito lento e/ou travando.

Caso você não veja as variações como na imagem acima, clique no botão Avançado e para reconfigura seus gráficos clique me Redefinir, geralmente ele configura seu SL para a melhor combinação conforme sua placa de vídeo.


Privacidade:

Esta opção é basicamente auto explicativa, apenas esclarecendo o que vem a ser cookies, basicamente são pequenos registros de cada função que você poderá vir a desenvolver no SL, seja compra, lands visitadas, conversas em MI ou grupos, etc..., ao aceitar estas funções acabam sendo executadas um pouco mais rapidamente.


Som e mídia:

Equalize aqui os sons do SL de forma que fiquem agradáveis a vocês e um não interfira em outro.
Não esqueça de configurar sua placa de som com a entrada de som (microfone) e a saída (fones ou auto falantes).


Bate-papo:

Configure o tamanho da fonte bem como a cor para cada função específica que aparecerá em sua tela quando logado.
Executar animação digitada quando estiver conversando:
Desmarque esta opção assim seu avatar não ficará digitando no ar.
Show IMs in: Selecione Guias assim ficarão aglutinadas em uma única janela porém com varias guias para dividir cada IM (mensagem instantânea).


Notificações:

Não é necessário fazer alterações.


Configurações:

Visão subjetiva: altere a sensibilidade do mouse para mais ou menos veloz e use a opção inverter caso você esteja acostumado a usar os botões do mouse invertidos.

Largura de Banda: Será ajustada conforme a taxa de conexão de seu serviço de internet.

Personalizar Porta: Não é necessário editar este item.

Tamanho de Cache: Será ajustada conforme sua quantidade de memória, no botão Redefinir, você poderá limpar sua memória cache, muito útil para agilizar sua navegabilidade dentro do SL caso você o considere muito lento, uma boa sugestão seria Resetar o cache uma vez a cada 15 (quinze) dias.

Web: Para abri links externos (páginas da web) caso não queira utilizar o visualizador incluso no SL.


Avançado:

Ângulo de Visão: Altura e distância da câmera em relação a seu avatar

Posicionamento Automático da:
Construir/Editar: Acerta a câmera a uma determina altura e posição para facilitar seu ângulo de visão.
Aparência: Posição da câmera em relação a pose clássica de editar aparência no SL.

O restante não é necessário editar.



No próximo tutorial iremos conhecer o ambiente do SL quando logados, espero que este tutorial tenha ajuda vocês.

Sucesso a Todos!


Tutoriais mais consultados: