::: Função construir no Second Life Viewer 2
Posted by VOITENA Millet | Posted in ::: Dicas do SL , ::: Second Life Viewer 2 | Posted on 8.4.10
Olá..
Veremos neste tutorial como funciona o item de Construir no menu superior, basicamente não sofreram grandes alterações do sistema anterior de construção, somente algumas novas nomenclaturas.
Início do Tutorial:No menu superior localizem a opção Construir, no menu q se abrirá temos a opção Construir (Crtl+B), esta função chamará nosso menu de construção.
Nesta janela temos as seguintes opções:
Ícones Superiores:
Foco: Serve para você clicar sobre um objeto e mover a câmera assumindo este objeto como centro de seu foco.
- Zoom: Aproxima e fasta sua camera
- Órbita: Giro de 360º em torno do objeto
- Pan: Visão aérea do objeto seja acima ou abaixo.
Mover: Serve para movimentar objetos.
- Mover: Move com o uso do mouse em varias direções.
- Suspender: Eleva ou abaixa o objeto.
- Spin: Gira o objeto em seu próprio eixo.
Editar: Edita seu objeto de várias maneiras.
- Movimentar: Move o objeto com uso das setas em 3 direções X(cima/baixo) - Y(laterais) e Z(frente/traz).
- Rotacionar: Gira o objeto em seu próprio eixo X - Y e Z.
- Stretch: Estica objeto em seu próprio eixo X - Y e Z.
- Face Selecionada: Face do objeto que receberá textura.
- Esticar ambos os Lados: Ao distorcer a forma quando esticar, ira redimensionar o lado oposto a mesma proporção que lado que esteja sendo editado.
- Esticar Texturas: Estica textura para acompanhar as novas dimenções do objeto sem replicar a mesma.
- Mostrar na Grade: Régua virtual que aparecerá quando estiver com o objeto selecionado.
- Editar partes Linkadas: Suponhamos que possua um objeto com vários primis já agrupados em um único objeto, use este recurso para editar apenas um destes objetos.
Criar: Criar objetos (primis) apartir de formas pré-definidas.
- Formas de primitivas disponíveis (cudo, prisma, pirâmide, tetraedro, cilindro,semi-cilindro, cone, semi-cone, esfera, semi-esfera, toróide, tubo, anel, árvores e grama)
- Ficar com Ferramenta Selecionada: Mantém a opçao de criar sempre disponível, um clique um objeto criado.
- Copiar Seleção: Com o objeto selecionado e esta opção marcada, ao clicar sobre o objeto selecionado eset sera replicado em uma de suas faces, seja ela superior, lateral, etc.
- Girar cópia: Gira objeto replicado.
Terra: Serve para editar seu terreno com as ferramentas abaixo
- Selecionar Terra: seleciona terreno a ser editado.
- Aplainar: Nivela terreno deixando-o liso.
- Subir: Eleva terreno, ex. criar montanhas.
- Abaixar: Cria depressões no terreno, ex. lagos.
- Suavisar: Ameniza irregularidades no terreno, ex. cumes íngremes ou depressões com cantos vivos.
- Endurecer: Configura terreno de forma não seja facilmente editável.
- Reverter: Selecionando uma determinada área do terreno você pode com um clique, elevar ou abaixar esta seleção.
Escavadeira: Pode ser entendida como pressão e dimesão imposta pela ferramenta selecionada.
- Mostrar donos: Marca com cores distintas a área de cada proprietário do terreno delimitando-os.
- Modificar Lotes: Para divisões ou unificações de terrenos.
- Transações com a terra: Compra e venda.Comum:
Nesta aba você pode nominar seu objeto, colocar uma breve descrição no mesmo, ajustar o grupo a qual ele pertencerá, poderá por ele a venda, estipulando valores e preferências do objeto.Objeto:
Nesta aba, você tem as opções:
- Travado: Trava objeto para não ser movimentado
- Física: Transforma o objeto em algo que interaja com a atmosfera, ex. se você criar uma bola e solta-a de uma determinada altura ela cairá e não ficará suspensa no ar.
- Temporário: Objeto
- Fantasma: Deixa objeto passivel de ser ultrapassado por avatares, ex. atravessar parede.
- Posição Metros: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Tamanho Metros: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Rotação Graus: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Caixa: Forma previamente definida em seu objeto, podendo ser modificado nas opções deste menu.
- Madeira: Você poderá modificar a densidade deste objeto conforme as opções no menu.
- Path Cut: Cortar objeto do inicio ao fim trabalhe com números nas letras I (inicio) e F (fim).
- Vazio: Define o tamanho do buraco criado em seu objeto.
- Forma Vazia: Define o formato deste buraco.
- Twist: Girar objeto
- Afinar: Deforma o objeto em uma de suas pontas.
- Inclinar: Inclina objeto para direita ou esquerda.
- Slice: Recorta seu objeto.Recursos:
Insere varias caracteristicas em seu objeto, geralmente usadas para dar movimento a objetos, vale a pena explorar esta aba, você pode se surpreender com as possibilidades aplicando flexibilidade e luz.Textura:
Apartir de imagens que você possua em seu inventario, você poderá texturizar seus objetos durante a construção, além de poder interferir na cor da textura utilizando-se da paleta COR, regule também a transparência dando mais ou menos opacidade a sua imagem bem como editar o brilho e a claridade.
Poderá também fazer repetições de textura em suas faces e rotacioná-las conforme sua necessidade.
Usando a opção Flip será possível também espelhar esta imagem ou rotacioná-la 18 graus seja na vertical ou horizontal.
No item texture offset você pode movimentar a textura para melhor encaixe em seu objeto.Na opção Midia pode ser inserida imagem da web, alguma imagem com movimento ou não, exceto videos do you tube, pois este mostrará somente a pagina do video e não o video em si.
Conteúdo:
Nesta aba você poderá inserir itens, normalmente utilizados para vendors (paineis de compra).
Em breve teremos outros tutoriais finalizando a opção Contruir no SL 2, espero que este tutorial tenha sido de alguma ajuda.