::: Função construir no Second Life Viewer 2

Posted by VOITENA Millet | Posted in , | Posted on 8.4.10

Olá..

Veremos neste tutorial como funciona o item de Construir no menu superior, basicamente não sofreram grandes alterações do sistema anterior de construção, somente algumas novas nomenclaturas.

Início do Tutorial:

No menu superior localizem a opção Construir, no menu q se abrirá temos a opção Construir (Crtl+B), esta função chamará nosso menu de construção.

Nesta janela temos as seguintes opções:
Ícones Superiores:
Foco: Serve para você clicar sobre um objeto e mover a câmera assumindo este objeto como centro de seu foco.
- Zoom: Aproxima e fasta sua camera
- Órbita: Giro de 360º em torno do objeto
- Pan: Visão aérea do objeto seja acima ou abaixo.

Mover: Serve para movimentar objetos.
- Mover: Move com o uso do mouse em varias direções.
- Suspender: Eleva ou abaixa o objeto.
- Spin: Gira o objeto em seu próprio eixo.

Editar: Edita seu objeto de várias maneiras.
- Movimentar: Move o objeto com uso das setas em 3 direções X(cima/baixo) - Y(laterais) e Z(frente/traz).
- Rotacionar: Gira o objeto em seu próprio eixo X - Y e Z.
- Stretch: Estica objeto em seu próprio eixo X - Y e Z.
- Face Selecionada: Face do objeto que receberá textura.
- Esticar ambos os Lados: Ao distorcer a forma quando esticar, ira redimensionar o lado oposto a mesma proporção que lado que esteja sendo editado.
- Esticar Texturas: Estica textura para acompanhar as novas dimenções do objeto sem replicar a mesma.
- Mostrar na Grade: Régua virtual que aparecerá quando estiver com o objeto selecionado.
- Editar partes Linkadas: Suponhamos que possua um objeto com vários primis já agrupados em um único objeto, use este recurso para editar apenas um destes objetos.

Criar: Criar objetos (primis) apartir de formas pré-definidas.
- Formas de primitivas disponíveis (cudo, prisma, pirâmide, tetraedro, cilindro,semi-cilindro, cone, semi-cone, esfera, semi-esfera, toróide, tubo, anel, árvores e grama)
- Ficar com Ferramenta Selecionada: Mantém a opçao de criar sempre disponível, um clique um objeto criado.
- Copiar Seleção: Com o objeto selecionado e esta opção marcada, ao clicar sobre o objeto selecionado eset sera replicado em uma de suas faces, seja ela superior, lateral, etc.
- Girar cópia: Gira objeto replicado.

Terra: Serve para editar seu terreno com as ferramentas abaixo
- Selecionar Terra: seleciona terreno a ser editado.
- Aplainar: Nivela terreno deixando-o liso.
- Subir: Eleva terreno, ex. criar montanhas.
- Abaixar: Cria depressões no terreno, ex. lagos.
- Suavisar: Ameniza irregularidades no terreno, ex. cumes íngremes ou depressões com cantos vivos.
- Endurecer: Configura terreno de forma não seja facilmente editável.
- Reverter: Selecionando uma determinada área do terreno você pode com um clique, elevar ou abaixar esta seleção.
Escavadeira: Pode ser entendida como pressão e dimesão imposta pela ferramenta selecionada.
- Mostrar donos: Marca com cores distintas a área de cada proprietário do terreno delimitando-os.
- Modificar Lotes: Para divisões ou unificações de terrenos.
- Transações com a terra: Compra e venda.

Comum:
Nesta aba você pode nominar seu objeto, colocar uma breve descrição no mesmo, ajustar o grupo a qual ele pertencerá, poderá por ele a venda, estipulando valores e preferências do objeto.


Objeto:
Nesta aba, você tem as opções:
- Travado: Trava objeto para não ser movimentado
- Física: Transforma o objeto em algo que interaja com a atmosfera, ex. se você criar uma bola e solta-a de uma determinada altura ela cairá e não ficará suspensa no ar.
- Temporário: Objeto
- Fantasma: Deixa objeto passivel de ser ultrapassado por avatares, ex. atravessar parede.
- Posição Metros: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Tamanho Metros: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Rotação Graus: Trabalhe sempre dentro das coordenadas X, Y e Z.
- Caixa: Forma previamente definida em seu objeto, podendo ser modificado nas opções deste menu.
- Madeira: Você poderá modificar a densidade deste objeto conforme as opções no menu.
- Path Cut: Cortar objeto do inicio ao fim trabalhe com números nas letras I (inicio) e F (fim).
- Vazio: Define o tamanho do buraco criado em seu objeto.
- Forma Vazia: Define o formato deste buraco.
- Twist: Girar objeto
- Afinar: Deforma o objeto em uma de suas pontas.
- Inclinar: Inclina objeto para direita ou esquerda.
- Slice: Recorta seu objeto.

Recursos:
Insere varias caracteristicas em seu objeto, geralmente usadas para dar movimento a objetos, vale a pena explorar esta aba, você pode se surpreender com as possibilidades aplicando flexibilidade e luz.

Textura:
Apartir de imagens que você possua em seu inventario, você poderá texturizar seus objetos durante a construção, além de poder interferir na cor da textura utilizando-se da paleta COR, regule também a transparência dando mais ou menos opacidade a sua imagem bem como editar o brilho e a claridade.
Poderá também fazer repetições de textura em suas faces e rotacioná-las conforme sua necessidade.
Usando a opção Flip será possível também espelhar esta imagem ou rotacioná-la 18 graus seja na vertical ou horizontal.
No item texture offset você pode movimentar a textura para melhor encaixe em seu objeto.


Na opção Midia pode ser inserida imagem da web, alguma imagem com movimento ou não, exceto videos do you tube, pois este mostrará somente a pagina do video e não o video em si.


Conteúdo:
Nesta aba você poderá inserir itens, normalmente utilizados para vendors (paineis de compra).

Em breve teremos outros tutoriais finalizando a opção Contruir no SL 2, espero que este tutorial tenha sido de alguma ajuda.

Sucesso a Todos!


Tutoriais mais consultados: