::: Personalizando uma AO (animation overrider)
Posted by VOITENA Millet | Posted in ::: Dicas do SL , ::: Produtividade SL , ::: Second Life Viewer 2 | Posted on 20.11.10
Olá...
Neste Tutorial iremos ver como personalizar sua AO (animation overrider), pois além do Second Life fornecer várias lojas para você comprar e animar da melhor forma possível seu avatar, o jogo também nos proporciona a oportunidade de personalizarmos as animações de nosso avatar de forma única e exclusiva.
Para isso é necessário possuir nossas animações, como existe várias lojas especializadas em poses e animações, vale a pena dar uma "garimpada" dentro do jogo a busca de tais animações.
Caso tenha dúvidas em como efetuar Buscas no ambiente do Second life, utilize o tutorial:
Utilizando o Sistema de Busca e suas variáveis, no link abaixo
http://sltutoriais.blogspot.com/2010/04/utilizando-o-sistema-de-busca-e-suas.html
Início do Tutorial:
Para isso, siga o Marco (landmark) abaixo para pegar a base de sua AO.
http://maps.secondlife.com/secondlife/Winged%20Isle/70/137/40
Você devera cair em uma Ilha onde na sua frente terá um painel com vários teletransportes, clique no que diz ZHAO Animations Overrider.
Esta placa deverá te levar até onde se encontra a base de sua futura AO.
Pegue-a conforme a imagem acima, ela é FREE, copiável e modificável.
Agora vamos localizar este ´tem em seu inventário, vá até a aba Itens Recentes e localize a pasta ZHAO-II vendor - free e vista o item ZHAO-II.
Por padrão, esta AO deverá ficar em seu Canto Inferior Direito, clique com o botão da direita do mouse para editar esta AO na janela que abrir vá até a aba Conteúdo.
Vamos supor que você já possua as animações para cada categoria de sua AO, andar, sentar, sentar o chão, parado, etc..
Dica: Teste as animações antes de colocarmos estas dentro de sua AO, aconselho não por muitas animações em cada categoria, tente trabalhar somente com a quantidade que julgue necessário.
Agora vamos editar o bloco de notas dentro da AO a com o nome de Default (padrão), abra este arquivo e vamos entede-lo:
1. Encontre a linha que coincide com a animação que está mudando. Por exemplo, se você está adicionando uma animação de caminhada, encontre a linha:
[ Walking ]
Obs.: Insira o nome das animações separadas por uma barra vertical, Shift + \ (barra invertida) .
2. Digite o nome da nova animação no final desta linha. Se a linha contiver várias animações, separe-as com '|' entre o nome das animações. A linha deverá ficar assim:
[ Walking ]SexyWalk1|SexyWalk2|NewWalkAnim
Entendendo as categorias da AO:
[ Standing ] - Em pé parado
[ Walking ] - Andando
[ Sitting ] - Sentado
[ Sitting On Ground ] - Sentar no Chão
[ Crouching ] - Agaixar
[ Crouch Walking ] - Andar Agaixado
[ Landing ] - Aguardando
[ Standing Up ] - Ficando em pé
[ Falling ] - Caindo
[ Flying Down ] - Voar para Baixo
[ Flying Up ] - Voar para Cima
[ Flying ] - Voando
[ Flying Slow ] - Voando lento
[ Hovering ] - Pairando no ar
[ Jumping ] - Pulando
[ Pre Jumping ] - Preparando o Pulo
[ Running ] - Correndo
[ Turning Right ] - Virando a direita
[ Turning Left ] - Virando a esquerda
[ Floating ] - Boiando
[ Swimming Forward ] - Nadando para frente
[ Swimming Up ] - nadando para cima
[ Swimming Down ] - nadando para baixo
Não é necessário inserir animações em todas as categorias acima.
Organize suas animações em seu inventário crie uma nova pasta e insira as animações dentro dela, separando-as por categoria caso seja necessário.
Com as animações testadas, definidas e com seus nomes devidamente inseridos em suas respectivas categorias no arquivo Default, selecione-as e arraste para dentro de sua AO na pasta conteúdo.
Obs.: Geralmente as animações não são modificáveis, provavelmente você não consiga renomeá-las, sendo assim insira o nome das animações tal qual estejam em sua apresentação no seu inventário.
Existe outro modelo de AO com mais botões, porém o princípio de edição é o mesmo do arquivo Default mudando apenas o LayOut do objeto.
Agora basta você desfrutar de sua AO personalizada, no botão Stand Time, defina o tempo em que cada animação será executada, cuidado para não deixar pouco tempo ou um tempo excessivo para efetuar a troca entre animações, minha sugestão é de algo em torno de 40 segundos.
Espero que este Tutorial tenha ajudado vocês.
Para isso é necessário possuir nossas animações, como existe várias lojas especializadas em poses e animações, vale a pena dar uma "garimpada" dentro do jogo a busca de tais animações.
Caso tenha dúvidas em como efetuar Buscas no ambiente do Second life, utilize o tutorial:
Utilizando o Sistema de Busca e suas variáveis, no link abaixo
http://sltutoriais.blogspot.com/2010/04/utilizando-o-sistema-de-busca-e-suas.html
Início do Tutorial:
Para isso, siga o Marco (landmark) abaixo para pegar a base de sua AO.
http://maps.secondlife.com/secondlife/Winged%20Isle/70/137/40
Você devera cair em uma Ilha onde na sua frente terá um painel com vários teletransportes, clique no que diz ZHAO Animations Overrider.
Esta placa deverá te levar até onde se encontra a base de sua futura AO.
Pegue-a conforme a imagem acima, ela é FREE, copiável e modificável.
Agora vamos localizar este ´tem em seu inventário, vá até a aba Itens Recentes e localize a pasta ZHAO-II vendor - free e vista o item ZHAO-II.
Por padrão, esta AO deverá ficar em seu Canto Inferior Direito, clique com o botão da direita do mouse para editar esta AO na janela que abrir vá até a aba Conteúdo.
Vamos supor que você já possua as animações para cada categoria de sua AO, andar, sentar, sentar o chão, parado, etc..
Dica: Teste as animações antes de colocarmos estas dentro de sua AO, aconselho não por muitas animações em cada categoria, tente trabalhar somente com a quantidade que julgue necessário.
Agora vamos editar o bloco de notas dentro da AO a com o nome de Default (padrão), abra este arquivo e vamos entede-lo:
1. Encontre a linha que coincide com a animação que está mudando. Por exemplo, se você está adicionando uma animação de caminhada, encontre a linha:
[ Walking ]
Obs.: Insira o nome das animações separadas por uma barra vertical, Shift + \ (barra invertida) .
2. Digite o nome da nova animação no final desta linha. Se a linha contiver várias animações, separe-as com '|' entre o nome das animações. A linha deverá ficar assim:
[ Walking ]SexyWalk1|SexyWalk2|NewWalkAnim
Entendendo as categorias da AO:
[ Standing ] - Em pé parado
[ Walking ] - Andando
[ Sitting ] - Sentado
[ Sitting On Ground ] - Sentar no Chão
[ Crouching ] - Agaixar
[ Crouch Walking ] - Andar Agaixado
[ Landing ] - Aguardando
[ Standing Up ] - Ficando em pé
[ Falling ] - Caindo
[ Flying Down ] - Voar para Baixo
[ Flying Up ] - Voar para Cima
[ Flying ] - Voando
[ Flying Slow ] - Voando lento
[ Hovering ] - Pairando no ar
[ Jumping ] - Pulando
[ Pre Jumping ] - Preparando o Pulo
[ Running ] - Correndo
[ Turning Right ] - Virando a direita
[ Turning Left ] - Virando a esquerda
[ Floating ] - Boiando
[ Swimming Forward ] - Nadando para frente
[ Swimming Up ] - nadando para cima
[ Swimming Down ] - nadando para baixo
Não é necessário inserir animações em todas as categorias acima.
Organize suas animações em seu inventário crie uma nova pasta e insira as animações dentro dela, separando-as por categoria caso seja necessário.
Com as animações testadas, definidas e com seus nomes devidamente inseridos em suas respectivas categorias no arquivo Default, selecione-as e arraste para dentro de sua AO na pasta conteúdo.
Obs.: Geralmente as animações não são modificáveis, provavelmente você não consiga renomeá-las, sendo assim insira o nome das animações tal qual estejam em sua apresentação no seu inventário.
Existe outro modelo de AO com mais botões, porém o princípio de edição é o mesmo do arquivo Default mudando apenas o LayOut do objeto.
Agora basta você desfrutar de sua AO personalizada, no botão Stand Time, defina o tempo em que cada animação será executada, cuidado para não deixar pouco tempo ou um tempo excessivo para efetuar a troca entre animações, minha sugestão é de algo em torno de 40 segundos.
Espero que este Tutorial tenha ajudado vocês.
Sucesso a Todos!